quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Uso de papel toalha para mãos higienicamente secas




Veja os benefícios da utilização de papel toalha em sua organização:


Segundo matéria veiculada no site da ISSA – www.issa.org, foi comunicado na imprensa da Filadélfia, que de acordo com estudo independente feito por cientistas na Universidade de Westminster, em Londres, usar papel toalha para secar suas mãos é muito mais higiênico do que usar os secadores elétricos.

O comunicado informa que o estudo mediu o número de bactérias nas mãos antes de lavar e depois de secá-las usando três métodos diferentes – papel toalha, um secador tradicional de ar quente e um novo secador elétrico de jato rápido. Keith Redway, um estudante do último ano do departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de Westminster, disse: “Os resultados de todas as análises desse estudo sugeriram que o uso de secadores de ar quente e os de jato rápido deveriam ser analisados cuidadosamente, em locais onde a higiene é de suma importância, como: hospitais, clínicas, escolas, creches, cozinhas e outros locais de preparação de comida.

Além disso, o uso do papel toalha é altamente benéfico para a melhora da higiene em qualquer outro local aberto ao público, como fábricas, escritórios, bares e restaurantes.”

O estudo, que está disponível para análise no site www.westminster.ac.uk/ Redwayk, descobriu que secar as mãos com papel toalha reduz o número médio de bactérias nos dedos por até 76 por cento e nas palmas por até 77 por cento.

Em comparação, com o uso dos secadores elétricos, a contagem das bactérias aumentou, em alguns casos, em até 254 por cento. Segundo a pesquisa, o uso de um secador de ar quente tradicional espalhou os micro-organismos em até 0,25 metros do secador, enquanto o jato de ar soprado do aparelho secava, numa velocidade de aproximadamente 640 km/h.

Esse processo foi capaz de soprar do aparelho os micro-organismos das mãos, potencialmente contaminando as pessoas no local e o local em si em até 2 metros. Já papel toalha não espalhou significantemente os micro-organismos.


Fonte: http://www.revistahigiplus.com.br/conteudo_ed3/pesquisa.pdf