quinta-feira, 21 de julho de 2011

Cuidados com água e alimentos para a prevenção da contaminação

Fonte: Secretaria da Saúde / RS

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) divulga nota técnica com medidas de prevenção da contaminação da bactéria Escherichia coli (E. Coli), que neste ano foi registrada em alimentos na Europa. As ações que podem ajudar nesse controle devem partir tanto por parte da população geral quanto para a área alimentícia comercial.
A E. Coli uma bactéria encontrada naturalmente no intestino de humanos e de animais. A maioria dos seus tipos são inofensivos, todavia, algumas podem causar graves doenças transmitidas por alimentos. A transmissão ao homem pode ocorrer pelo consumo de alimentos contaminados, principalmente carne e leite crus ou mal cozidos, e também pelo consumo de vegetais crus. Outra possibilidade é a transmissão de pessoa a pessoa, pela via fecal‐oral.
Entre as medidas a serem adotadas para prevenir a contaminação, de acordo com a Vigilância Sanitária do Estado, está a lavagem adequada das mãos antes de preparar, servir ou tocar os alimentos, após o uso do banheiro, após manipular alimentos crus e após contato com animais.
Para a o preparo de vegetais a serem consumidos crus, como saladas e sucos naturais, deve-se:
- Selecionar os vegetais, retirando folhas e partes deterioradas;
- Lavar em água corrente os vegetais, os folhosos devem ser lavados folha a folha e frutas e legumes devem ser lavados um a um;
- Colocar de molho por 15 minutos em solução clorada, usando produtos próprios para a higienização de hortaliças, conforme indicação de uso no rótulo; se utilizar água sanitária, deve-se ter o cuidado de escolher marcas que indiquem este uso no rótulo. Em geral a indicação é de uma colher de sopa de água sanitária para um litro de água potável.
O vinagre não é recomendado para a descontaminação de vegetais, porque não tem o mesmo poder de eliminar bactérias patogênicas.
Orienta-se ainda que os alimentos sejam cozidos completamente (a 70°C), pois este é o único método efetivo para eliminar a E. coli de alimentos contaminados. 
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário